3 de junho de 2014

Líder Valmir Guarani-Kaiowá sobrevive a sequestro e envenenamento

Foto Arquivo ABr

O líder Valmir Guarani-Kaiowá, filho do cacique Nisio Gomes, foi cercado e sequestrado por quatro homens não indígenas e desconhecidos numa  rua de Amambai-MS.
Valmir  foi levado à força no interior de um carro com olhos vedados, tendo sido deixado amarrado em uma árvore no interior da mata, distando mais de 50 km da cidade.

Tortura

Os quatro pistoleiros dispararam vários tiros ao pé do seu ouvido já amarrado. Eles colocaram  veneno na boca de Valmir e o deixaram, mas por volta da 15:00 horas ele conseguiu se desamarrar e acionou a FUNAI de Amambai. O sequestro foi pela manhã.

Relato

" Me amarraram e falaram para mim que é para morrer lá que ninguém irá me encontrar mais, um líquido amargo colocaram na minha boca,pediram para engolir" depois deu vários tiros no meu ouvido e não ouvi mais, fiquei surdo um pouco, depois eles (04) foram embora no carro".

Valmir é testemunha chave no caso de assassinato de cacique Nisio Gomes e está no Programa de Proteção da Secretaria do Direitos Humanos.  As lideranças pedem investigação rigorosa pelas autoridades federais e mais uma vez denunciam que todos os líderes Guarani- kaiowa e Terena estão sofrendo  ameaças de morte pelos fazendeiros. 

Senado

O documentarista francês Francois Xavier Pelletir se encontra em Brasília e está protocolando uma denúcia sobre o crime agora à tarde no Senado Federal. 



LEIA AQUI INFORME NA ÍNTEGRA DA ATY GUASU


Ver Vídeo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário