26 de abril de 2014

CACIQUE BABAU: CHEGA DE MANOBRAS!

Agência Brasil



 Por Tereza Amaral

Uma das maiores lideranças indígenas do Brasil, o cacique Babau Tupinambá, está preso 'acusado' de  participar do assassinado de um pequeno agricultor, em fevereiro deste ano. Muito possivelmente é mais uma manobra do governo e agronegócio, uma vez que o cacique estava indo encontrar o Papa Francisco, em plena Semana Santa,  a convite da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), quando iria entregar documentos e denúncias contendo violação dos direitos indígenas no país.

Após participar de uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados - onde negou participação no crime - Rosivaldo Ferreira da Silva (Babau) se entregou à Polícia Federal de Brasília, na última quinta-feira. 

Em entrevista concedida à Agência Brasil, a liderança declarou que "a mídia, advogados, a Justiça (na Bahia) usam 'supostos índios' e isso alimenta uma discriminação racial, e todos acham que podem matar a gente. Está havendo uma ação orquestrada contra a nação indígena. Vou me entregar  oficialmente aqui  e vamos ver o que vão fazer comigo. Não estou foragido. Vou me entregar para resolver o mal-entendido", disse antes de se entregar.

A PF emitiu uma nota informando ter sido cumprido  mandado de prisão temporária à pedido do juiz da Vara Criminal da Comarca de Una (BA), expedido em 20 de fevereiro. Ele está preso em uma cela separada até definição de transferência. Já em matéria de Carolina Fasolo (Cimi, Brasília), o Conselho Indigenista  diz que a intenção da Justiça é transferi-lo para o município de Ilhéus, o que seria um enorme risco à vida da liderança. Babau foi vítima de inúmeras ameaças de morte até por parte de forças policiais quando ocuparam a região da Serra do Padeiro, parte da Terra Indígena do seu povo.

“O Exército estava nos ameaçando de morte o tempo todo lá na aldeia, e foi por isso que eu soltei aquela nota pública (Veja aqui). O Exército e a Força Nacional pegando os pequenos produtores e ameaçando, dizendo que queriam me fuzilar na hora que me encontrassem, fuzilar meus irmãos... A situação ficou tão tensa que eu soltei aquela nota denunciando diretamente a situação e aí, como os senhores estão vendo, recebi um convite da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) para visitar o Papa”,declarou à repórter do Cimi.
 Leia AQUI!


Cimi



Nenhum comentário:

Postar um comentário