26 de julho de 2013

E O GENOCÍDIO INDÍGENA?











"'SENHOR FAZEI-ME INSTRUMENTO DE VOSSA PAZ, ONDE HOUVER ÓDIO QUE EU LEVE O AMOR"...http://www.youtube.com/watch?v=az5R7V46ZNA

Por Tereza Amaral

O meu ex-mentor espiritual é franciscano. Isso mesmo! E significa em latim '''Ordo Franciscanus Saecularis, denominação da Venerável Ordem Terceira da Penitência de São Francisco de Assis, ou seja, Irmãos e Irmãs da Penitência.' E seguem os passos de São Francisco de Assis ...Não foi o que assisti na visita do papa ao Brasil, em especial na causa indígena intrinsicamente ligada a ambiental.
O papa Francisco  não tratou de questões de desenvolvimento sem ecoeficiênciais em detrimento da política  de Dilma e do Congresso Nacional. Muito menos de brasileiros indígenas que se suicidam por álcool impulsionados por falta de perspectiva de vida sem suas tekohas, não atendeu ao apelo de encontro com o cacique Raoni  e nem sei se sabe o que passa aqui(?).
Mas de uma coisa eu sei : Mais do que nunca sou cristã e estou decepcionada com a indiferença do Alto Clero para com o genocídio indígena estampado em jornais do mundo inteiro.
Como Chefe do Estado do Vaticano e como Papa - e aqui deve desculpas pela perversa colonização dos missionários jesuítas desde a época do descobrimento - me confesso decepcionada. Vejam que  
Combateu o narcotráfico, visitou Manguinhos, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida , Missa em Copacabana. Louváveil!
Mas quanto à faixa de Gaza indígena , suicídios, alcoolismo, assassinatos, Belo Monte , o projeto do Complexo Tapajós, agrocrime e  a falta de uma política séria de demarcação?
Os indígenas são desconhecidos do Vaticano? Que franciscano é o papa que não fala pelos menos favorecidos de 305 etnias e que estão sendo massacrados? Não lê o Cimi? A CNBB não informa sobre os padres ameaçados de morte em defesa de indígenas? Não, Santo Padre, eu esperava muito mais e, a partir de então, sou apenas cristã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário